MENU



Ana-flavia-magalhaes-pinto.jpg

 

Doutora e pós-doutora em História pela Unicamp; mestre em História pela UnB; bacharel em Jornalismo pelo UniCEUB; e licenciada em História pela Unip. Pesquisa os seguintes temas: Experiências de liberdade, cidadania/racismo e intelectualidade de pessoas negras no período escravista e no período pós-abolição no Brasil e em outros pontos da Diáspora Africana; Ensino de História e Educação para a Liberdade; e História do Distrito Federal e do Centro-Oeste.

 

Anderson-Oliva.jpg

 

Possui Licenciatura e Bacharelado em História, mestrado e doutorado em História Social, todos pela UnB. Possui experiência nos debates relacionados aos Estudos Africanos, aos Estudos sobre a Diáspora Africana no Pós-Colonial e ao Ensino de História da África.

 

André-Honor.jpg

 

Graduado em Licenciatura Plena e Mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba. Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Concentra seus estudos nas áreas de História da América Portuguesa, História Social e Cultural, História da Arte e Patrimônio Histórico, trabalhando com a categoria de interseccionalidade.

 

André-Araújo.jpg

 

Doutor pela Universidade de Witten/Herdecke na Alemanha e mestre em História pela Universidade de São Paulo. Foi junior fellow do Instituto de Estudos Avançados em Humanidades (KWI, Essen) e pesquisador visitante da Herzog August Bibliothek (Biblioteca nacional para a Idade Moderna, Alemanha). Áreas de atuação: História Moderna, História do Livro, Imagem e História, Materialidade e Interpretação de Manuscritos e Impressos.

 

Arthur-Assis-1.jpg

 

Doutor pela Universidade de Witten/Herdecke, Alemanha; mestre em história pela Universidade de Brasília; bacharel e licenciado em história pela Universidade Federal de Goiás. Especialista nas áreas de teoria da história e história do pensamento histórico.

 

Bruno-Leal.jpg

 

Doutor em História Social (UFRJ, 2015). Mestre em Memória Social (UNIRIO, 2009), Especialista em História Contemporânea (PUCRS, 2010), Graduado em História (UERJ, 2006) e Comunicação Social (UFRJ, 2006). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra, com especial ênfase no destino dos criminosos nazistas.

 

Carlos-Vidigal.jpg

 

Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, possui graduação em História, Especialização e mestrado em História pela mesma Universidade. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a) História Contemporânea da América do Sul: poder, conflito e geopolítica; b) História da América: temas, abordagens, perspectivas; e c) Poder e Política: história do pensamento latino-americano.

 

Claudia-Brochado.jpg

 

Formada em História e em Letras Tradução-Alemão pela Universidade de Brasília, com doutorado em História Medieval pela Universidade de Barcelona e pós-doutorado no Centro de Pesquisa de Mulheres - DUODA, Universidade de Barcelona. Suas pesquisas se concentram no campo da História das Mulheres, mais especificamente nos espaços de cultura feminina na Idade Média, com ênfase na literatura.

 

Daniel-Faria.jpg

 

Possui graduação em História pela Universidade de Brasília, mestrado em História pela Universidade de Brasília e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas. Possui interesse especial nos seguintes temas: história e literatura; pensamento político contemporâneo e suas repercussões no Brasil.

 

Diva-Muniz.jpg

 

Professora aposentada pela UnB. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialização em Filosofia e História da Arte no Brasil pela PUC/RJ, mestrado em História pela Universidade de Brasília e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Atua nas seguintes áreas: História e Historiografia do Brasil Imperial, Historiografia, História e Historiografia das Mulheres, Estudos de Gênero e Ensino de História.

 

Edlene-Oliveira.jpg

 

Possui bacharelado, Licenciatura, mestrado e doutorado em História pela Universidade de Brasília. Atualmente dedica-se à pesquisa na área de sexualidades, identidades, relações de gênero e raça, estudos da Imagem (sobretudo narrativas fílmicas), Ensino de História, Gênero e Diversidade na Escola.

 

Eloísa-Barroso.jpg

 

Possui graduação em Letras pela Universidade de Brasília (1997), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2004), doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2008) e doutorado sanduíche em Sociologia pela Frei Universität Berlin- Alemanha (2007). Tem experiência na área de História, com ênfase em História, Literatura, Oralidade, Memória e Patrimônio, atuando principalmente nos seguintes temas: história, cultura, turismo, literatura e cidade.

 

Estevao-Martins.jpg

 

Professor titular da Universidade de Brasília, em exercício até 2017. Trabalha com os seguintes temas: teoria e metodologia da história, história política e institucional do Brasil, cultura histórica, história contemporânea (Europa, União Europeia e relações internacionais) e história política (Brasil, Europa ocidental e relações internacionais). Pesquisador Colaborador Sênior na UnB desde 11.10.2017 (História).

 

Francisco-Doratioto.jpg

 

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo, graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestrado em História pela Universidade de Brasília e doutorado em História pela Universidade de Brasília. Trabalha com História do Rio da Prata; História das Relações Internacionais do Brasil, com ênfase nas relações com os países da América Meridional, e com História Militar do Brasil.

 

Jonas-Pegoraro.jpg

 

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná, bem como Mestrado e Doutorado em História pela mesma Universidade, além da especialização em Literatura Brasileira e História Nacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: história, justiça e administração colonial, sociabilidade e estudos paranaenses.

 

José-Luiz-Franco.jpg

 

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em História pela Universidade de Brasília. É bolsista de produtividade do CNPq. Tem trabalhado com as seguintes áreas de pesquisa: História Ambiental, História Social e Política, História da Cultura Brasileira, História Intelectual, História da Ciência, Biologia da Conservação, Políticas Públicas para a Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável.

 

Luiz-César-Sa.jpg

 

Coordenador do PPGHIS. Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizou estágios de pesquisa na Universidade de Lisboa (2008-2009), na Princeton University (2013-2014) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2015-2016). Seus interesses de estudo se voltam prioritariamente para as práticas letradas na época moderna e os repertórios antigos que as viabilizaram.

 

Luiz-Paulo-Noguerol.jpg

 

Graduado em Economia e em História pela Universidade de Brasília, possui mestrado em economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Economia Aplicada, com ênfase em História Econômica, pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente dedica-se ao estudo da escravidão africana nos Andes e no Rio da Prata. Publicou artigos em revistas nacionais e internacionais sobre a escravidão africana em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e no Uruguai.

 

Marcelo-Balaban.jpg

 

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de História do Brasil do século XIX, com ênfase no estudo da literatura, caricatura e temas associados aos debates sobre raça e cidadania no período.

 

Marcos-Aurélio.jpg

 

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, realizou estágio pós-doutoral na Universidad Pablo de Olavide- UPO/Sevilla- Espanha. Atua nos seguintes temas: Historia Moderna - Brasil Colonial - Antigo Regime - Península Ibérica - História política.

 

Maria-Frnanda-Derntl.jpg

 

Graduada em Arquitetura e Urbanismo, mestre e doutora em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Delft, Holanda. A ênfase atual de sua pesquisa é a história de Brasília e de suas cidades-satélites.

 

Maria-Filomena.jpg

 

Coordenadora Adjunta do PPGHIS Possui graduação em História pela Universidade de Brasília, doutorado em História Medieval - Universidad Complutense de Madrid, estágio pós-doutoral em História do Direito e das Instituições - Universidade Nova de Lisboa e em História do Pensamento Jurídico - Università Degli Studi di Firenze. Principais temas de pesquisa centrados em Portugal, Leão e Castela na plena e na baixa Idade Média: poder monárquico; pluralismo jurídico; direito e justiça; corrupção; monacato.

 

Mateus-Gamba.jpg

 

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Bacharel e Licenciado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina, possui mestrado em História do Tempo Presente pela Universidade do Estado de Santa Catarina e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas referentes a História do Brasil, principalmente na abordagem da ditadura militar brasileira (1964-1985), trabalhando com uma história do judiciário civil e militar no período, utilizando como fontes principais processos judiciais.

 

Susane-Rodrigues-de-Oliveira.jpg

 

Graduada em História pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília, Mestre e Doutora em História pela Universidade de Brasília. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp e no Instituto de Investigaciones Feministas da Universidad Complutense de Madrid. Trabalha com os seguintes temas: violência contra mulheres e interseccionalidades nos livros didáticos de História; cultura histórica, ensino de história, historiografia, representações e modos de subjetivação; gênero, teorias feministas e pós-coloniais; ensino de história indígena; colonialidade e epistemologia da história; história dos Incas e da América pré-hispânica nas crônicas dos séculos XVI e XVII.

 

Teresa-Cristina-Marques.jpg

 

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em História pela Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisas e orientações nos seguintes temas: história do Brasil colônia, história do crédito, história das mulheres, da condição feminina e biografias políticas de mulheres.

 

Vicente-Dobroruka.jpg

 

Possui graduação e mestrado em História pela PUC-RIO, mestrado em Estudos Orientais e doutorado em Teologia pela Universidade de Oxford. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Cambridge (Estudos Orientais). Desenvolve pesquisa na área de Iranologia.

 

Virgílio-Arraes.jpg

 

Graduado, mestre e doutor em História pela Universidade de Brasília, realizou estágio pós-doutoral na Université de Montréal. Tem experiência na área de História, com ênfase na História dos Estados Unidos e da política exterior do Brasil.