Professores Visitantes:

 

Andrea Daher

Professora Emérita do Instituto de História da UFRJ, Andrea Daher é doutora em história pela Ecole des hautes études en sciences sociales. Atuou como professora da Universidade de São Paulo e da UFRJ, onde foi titular de teoria e metodologia da história. Nesta universidade, é membro do Programa de Pós-graduação em História Social e coordena a Oficina de pesquisa em história das práticas letradas. Seus estudos, assim como as pesquisas que orienta, se voltam para questões relacionadas a práticas culturais, em particular às práticas de representação letrada e às relações entre oralidade e cultura escrita, nas épocas moderna e contemporânea. É autora de "Les Singularités de la France Equinoxiale" (2002), tradução brasileira "O Brasil francês" (2007); e de "A oralidade perdida" (2012), tradução francesa "L'Oralité perdue" (2015). Foi titular, de dezembro de 2010 a janeiro de 2014, da Cátedra de Ciências Sociais Sergio Buarque de Holanda, junto à Maison des sciences de l'homme e à Universidade de Paris IV-Sorbonne, na França. Atualmente, é Professora Visitante da Universidade de Brasília.

 

 

Pesquisadores de Pós-Doutorado:

 

Rafael Pereira da Silva (2018-2020)

Bolsista do PNPD Capes. Bacharel, licenciado e mestre em História pela UFSC e doutor em História pela UNICAMP com período de estágio (PDSE) na Università di Roma- "La Sapienza". Realiza pesquisa e atividades no seguintes áreas temáticas: memória histórica, história intelectual, biografia e arquivos pessoais, historiografia brasileira.

Marcus Vinícius de Brito Macedo (2019-2020)

Professor do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro, professor do Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico - RJ, professor da Universidade Católica de Petrópolis, voluntário da Nunciatura Apostólica e Professor Agregado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduação em Filosofia pela Universidad de Navarra, graduação em Teologia pela Universidad de Navarra e doutorado em Relações Internacionais pela Universidad de Navarra. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional.