Professores Visitantes


Vânia Moreira (2023-)

É Professora Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pesquisadora 2 do CNPq desde 2010 e Cientista do Nosso Estado - CNE/ FAPERJ. Atualmente, é Professora Visitante junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em História pela Universidade de Brasília (1986), doutorado em História pela Universidade de São Paulo (1995) e pós-doutorado pela Stanford University (Estados Unidos, 1999/2000) e pelo Consejo Superior de Investigación Científica (Espanha, 2016). É autora dos livros "Brasília: a Construção da Nacionalidade" (1998), "Espírito Santo Indígena" (2017) e "Reinventando a Autonomia" (2019). Dedica-se à pesquisa em História Social e Política, com ênfase na História dos Indígenas (Brasil - séculos XVIII e XIX). Participa de redes de discussão sobre a questão indígena no período colonial e no processo de formação dos Estados nacionais na América Latina, envolvendo investigadores de diferentes instituições e países. Coordena a rede colaborativa de investigação e produção de dados históricos VIP - Vilas Indígenas Pombalinas e é orientadora de doutorado e mestrado.

 

Andrea Daher (2020-2022)

Professora Emérita do Instituto de História da UFRJ, Andrea Daher é doutora em história pela Ecole des hautes études en sciences sociales. Atuou como professora da Universidade de São Paulo e da UFRJ, onde foi titular de teoria e metodologia da história. Nesta universidade, é membro do Programa de Pós-graduação em História Social e coordena a Oficina de pesquisa em história das práticas letradas. Seus estudos, assim como as pesquisas que orienta, se voltam para questões relacionadas a práticas culturais, em particular às práticas de representação letrada e às relações entre oralidade e cultura escrita, nas épocas moderna e contemporânea. É autora de Les Singularités de la France Equinoxiale& (2002), tradução brasileira O Brasil francês (2007); e de A oralidade perdida (2012), tradução francesa L'Oralité perdue (2015). Foi titular, de dezembro de 2010 a janeiro de 2014, da Cátedra de Ciências Sociais Sergio Buarque de Holanda, junto à Maison des sciences de l'homme e à Universidade de Paris IV-Sorbonne, na França. Foi Professora Visitante da Universidade de Brasília 2020 e 2022.


Pesquisadores de Pós-Doutorado


Rafael Viegas, sob supervisão do professor Luiz César de Sá (2023-)

Projeto de pesquisa: O Monstro de Ravenna (1512) e a verticalização das epistemes

 

Johnny Taliateli, sob supervisão do professor Leandro Rust (2023-)

Projeto de pesquisa: Cristãos e Mongóis: as incursões na Europa e as missões papais

 

Romulo Salvino, sob supervisão do professor Tiago Gil (2023-)

Projeto de pesquisa: Redes de comunicação escrita e novas territorialidades: reformas postais na América portuguesa e no Império brasileiro (1796-1829)

 

Hallhane Machado, sob supervisão do professor Arthur Assis (2023-)

Projeto de pesquisa: Crítica da razão histórica: a primeira recepção de Dilthey na França

 

Camilla Cristina Silva, sob supervisão do professor Mateus Gamba (2022-)

Projeto de pesquisa: Justiça do possível: anistia penal aos crimes da ditadura militar brasileira (2012-2022)

 

Marcus Vinícius Furtado, sob supervisão do professor Daniel Gomes de Carvalho (2022-)

Projeto de pesquisa: A modernidade e as direitas no Brasil contemporâneo (2013-2022)

 

Aline Dell'Orto, sob supervisão do professor Marcelo Balaban (2022-)

Projeto de pesquisa: Quando uma carreira se encerra: o fim das carreiras artísticas dos caricaturistas no Rio de Janeiro (1870-1920)

 

Silvio Marino, sob supervisão do professor Luiz César de Sá (2022-)

Projeto de pesquisa: O diálogo Timeu em seu contexto. Análise dos tratados Genit.-Nat.Puer.-Morb.IV, Flat., LocHom., Vict. I, e de sua relação com o Timeu de Platão.